Nova Tecnologia do Facebook pode Espionar Você

Facebook poderá espioná-lo através das câmeras dos smartphones

Atualmente o Facebook é um dos sites de mídia social mais populares. Existem cerca de 2 bilhões de usuários mensais ativos em todo o mundo.

Para atrair mais usuários a empresa está sempre apresentando novos recursos para melhorar a experiência pessoal. No entanto, há uma nova tecnologia a caminho que pode simplesmente espionar você.

Pesquisadores da CBI Insight descobriram uma patente datada de 2015 que mostra que a empresa de mídia social está planejando entregar conteúdo direcionado aos seus usuários com base em suas emoções.

Como funciona, enquanto um usuário percorre o Facebook em seu smartphone, o aplicativo monitora suas emoções ao capturar expressões faciais com a câmera dos smartphones. Quando um usuário vê uma publicação que os faz feliz, o Facebook vai mostrar-lhes conteúdo semelhante, como anúncios segmentados ou notícias relacionadas.

A foto abaixo (fonte:CBI Insights) é da patente do Facebook detalhando o processo:

Sabemos há bastante tempo que o Facebook já está rastreando nossos cliques para fornecer anúncios segmentados. Mas controlar as expressões faciais é assustador e pode assustar e distanciar as pessoas que usam o aplicativo em seus smartphones.

Esta tecnologia de detecção de emoções ainda está em fase de patente, por isso ainda não temos certeza de que ela será aprovada. Na verdade, um porta-voz do Facebook respondeu a um artigo sobre a nova tecnologia com a seguinte declaração: “Muitas vezes buscamos patentes para uma tecnologia que nunca implementamos, e as patentes não devem ser tomadas como uma indicação de planos futuros”.