Dicas para Prevenir Infecção nas Unhas

Cuidados com as unhas são importantes

A textura, forma e comprimento de suas unhas dizem muito sobre sua saúde. Além disso, suas unhas destacam seus hábitos básicos de higiene e senso pessoal de estilo. O cuidado com as unhas é importante para prevenir infecções.

Todos devem cuidar bem de suas unhas, assim como cuidar de sua pele, cabelos e dentes. Nenhuma rotina de higiene pessoal deve ser considerada completa sem cuidados com as unhas. Caso contrário, você aumenta os riscos de acabar com infecções nas unhas através de fungos, unhas encravadas e outros problemas ungueais.

A maioria das doenças ungueais são devidas a infecções fúngicas, o que pode fazer com que as unhas se tornem grossas, descoloridas e quebradiças.

Prevenção contra o fungo unha pode não parecer importante para você, mas talvez deva ser. Fungos estão quase em todo o nosso ambiente, e é relativamente fácil de desenvolver uma infecção fúngica.

Livrar-se de uma infecção fúngica unha pode ser difícil. Pode ser resistente ao tratamento, que pode levar meses. A prevenção é realmente a sua melhor aposta.

Felizmente, é fácil manter suas unhas saudáveis e evitar tais infecções.

– Mantenha as unhas limpas e secas

Os pés e as unhas saudáveis começam com boa higiene.

Mergulhe as unhas em água morna com sabão por 10 minutos, em seguida, limpe bem e esfregar as unhas usando uma escova de dentes macia, especialmente as unhas dos pés. Certifique-se de que não há sujeira ou poeira em suas unhas. Isso irá limpar as unhas e também evitar qualquer tipo de infecção devido a germes e acumulação de sujeira.

Depois, seque as unhas, bem como entre cada um dos seus dedos. Qualquer excesso de umidade entre os dedos pode criar um ambiente favorável para uma infecção fúngica começar. Organismos fúngicos adoram umidade, por isso será mais difícil para eles prosperarem sem qualquer umidade.

Junto com a lavagem diária, faça uma esfoliação regular nos pés. Isso vai manter seus pés macios e suaves, bem como reduzir o risco de desenvolver calos. A pele morta ao redor das unhas pode ser removida com uma pedra-pomes uma vez por semana.

– Corte as unhas corretamente

Para ajudar a prevenir uma infecção de unha, é importante cortar as unhas corretamente.

Sempre corte as unhas em linha reta usando cortadores limpos. Nunca curve os cantos de suas unhas, pois isso pode causar unhas encravadas. Ao mesmo tempo, evite aparar suas unhas muito perto da pele.

Além disso, quando você corta as unhas muito curtas, sapatos podem colocar pressão sobre as unhas, causando muita dor.

– Usar Calçado Adequado

Usar o calçado adequado é essencial para reduzir o risco de um fungo de unha, bem como unhas encravadas. Sapatos que são muito pequenos ou muito grandes devem ser evitados.

Se seus sapatos estão beliscando seus dedos do pé ou colocando pressão sobre os lados de seus dedos do pé, jogue-os fora ou doe para caridade.

Juntamente com o tamanho, opte por um calçado respirável para que o ar circule em tono dos seus pés. Isso ajudará a manter os pés mais secos e menos suscetíveis ao fungo do unha. Sapatos feitos de materiais respiráveis como couro ou lona são altamente recomendados.

Nunca use sapatos que ainda estão úmidos do suor do treino, pois só aumentará o risco de uma infecção fúngica nas unhas dos pés.

Assim como sapatos, escolha meias que ajudam a absorver o suor, como as feitas de algodão. Certifique-se de mudar suas meias com frequência.

– Não tire as cutículas

As cutículas são essenciais e fornecem proteção contra bactérias que entram através do leito ungueal. Assim, você não deve cortar as cutículas, porque suas unhas ficarão mais suscetível a infecções e fungos. Até mesmo empurrar as cutículas pode causar problemas.

Para lidar com cutículas dolorosas, mergulhe sua mão em água morna por 10 minutos. Seque e, em seguida, aplique um pouco de azeite ou óleo de coco e massageie suavemente por 5 minutos.

– Hidratar unhas e cutículas

Também é importante manter suas unhas e cutículas adequadamente hidratadas.

Regularmente aplique hidratante sobre as unhas para ajudá-las a crescer forte e saudável. Ela também protege suas unhas de quebrar, lascar, rachadura devido a falta de umidade. Mesmo suas cutículas começarão a melhorar.

Ao aplicar um hidratante, certifique-se de esfregá-lo por todo o topo e parte inferior dos pés, incluindo os dedos dos pés.

Azeite é um dos melhores hidratantes para unhas saudáveis. Para obter melhores resultados, aplique-o em suas unhas e cutículas antes de ir para a cama para ajudar o óleo penetrar profundamente na pele. O óleo também ajuda a reparar os danos e suavizar as unhas e cutículas, que por sua vez leva a unhas fortes e saudáveis.

Juntamente com o azeite de oliva, óleo de coco é outra boa opção.

– Não faça manicures ou pedicures frequentemente

Fazer manicure ou pedicure uma vez por mês é bom para a saúde das unhas. Mas fazê-los com mais frequência, especialmente em um salão de beleza, pode levar a unhas secas e quebradiças.

Na verdade, manicures frequentes podem levar a infecções crônicas na unha e inchado, áreas avermelhadas em torno da base das unhas.

Isto é porque a exposição a mais produtos químicos e aos ingredientes mais ásperos usados nos salões de beleza pode fazer mau para a saúde das unhas.

É melhor fazer manicures e pedicures em casa. Isso vai certamente reduzir o risco de infecções e ajudar a garantir unhas mais saudável.

– Evite esconder unhas “feias” com polonês

Um prego descolorido, engrossado, rachado ou desintegrando é uma indicação de um fungo do prego. Aplicando cor unha polonês a essas unhas só vai fazer o problema pior. Na verdade, ao ter esses sinais, você deve consultar um médico. No entanto, você pode usar laca de unha antifúngica ou simplesmente unha polonês incolor como eles contêm produtos químicos inibidores de crescimento e antifúngico.

Além disso, em geral, você não deve aplicar esmalte muitas vezes. Pode conduzir à descoloração do prego. De vez em quando, faça uma pausa do polonês para que suas unhas possam respirar.

– Evite esconder unhas “feias” com esmalte

Tente ficar longe de unhas de acrílico. Os produtos químicos usados para aplicar unhas acrílicas são muito insalubres, e o uso prolongado pode resultar em perda da unha completa por destruição da matriz ungueal. Na verdade, alguns dos produtos químicos como resinas e formaldeído são conhecidos por causar câncer.

Junto com unhas acrílicas, é importante lembrar que a acetona é prejudicial para a unha, tornando-as frágeis. Em vez disso, opte por removedores a base de óleo. Eles são menos prejudiciais.

– Examine suas unhas regularmente

A prevenção é sempre melhor do que a cura, e isso é aplicável à saúde das unhas, também.

Examine adequadamente suas unhas dos pés e das mãos, pelo menos uma vez por semana. Qualquer tipo de descoloração das unhas pode indicar um fungo ungueal.

Aqueles que são diabéticos devem inspecionar seus pés mais de uma vez por semana, porque a diabetes leva a um maior risco de feridas e infecções no pé.

Se você observar qualquer anormalidade nas unhas ou a pele ao redor das unhas, como dor, vermelhidão, inchaço ou descoloração que persiste, consulte um médico.

Dicas Adicionais

– Mantenha seus cortadores de unhas, ferramentas de pedicure limpos e desinfetados.
– Um sistema imunológico enfraquecido torna você mais suscetível a infecções fúngicas. Portanto, certifique-se de manter uma dieta saudável para manter seu sistema imunológico forte.
– Aplique um spray antibacteriano em seus sapatos, especialmente se você usou-os sem meias.
– Lave meias em água quente com água sanitária para matar qualquer fungo e outros patógenos.
– Sempre use seu próprio calçado e evite compartilhar com outros para reduzir as chances de infecção.
– Não use unhas postiças, pois são ruins para unhas. Elas podem levar a infecções fúngicas ou mesmo bacterianas e às vezes causar danos permanentes.
– Se você suspeitar de uma infecção ungueal, consulte um podólogo.
– Para tratar um fungo na unha, você pode usar o óleo do chá da árvore ou o vinagre de maçã como remédios caseiros eficazes. Outra opção é usar cremes antifúngicos.
– Depois de livrar-se da infecção fúngica, é importante tomar precauções para evitar a recorrência.

prevenir-infeccao-nas-unhas-1 prevenir-infeccao-nas-unhas-2 prevenir-infeccao-nas-unhas-3 prevenir-infeccao-nas-unhas-4