Dicas de Cores para sua Casa para Despertar Sensações

Escolha cores baseado nas emoções e sensações que elas transmitem

É um fato científico que as cores nos afetam tanto fisicamente quanto psicologicamente. As cores da nossa casa têm um impacto inconfundível em nosso estado de espírito, no despertar de sensações e em nossa percepção de temperatura e distância. Como vemos as cores é uma experiência perceptiva e, portanto, altamente pessoal. É por isso que vemos e sentimos cores de maneira diferente. Quando percebemos cores, uma série de reações e associações paralelas ocorrem em nossa mente. Essas respostas podem variar muito de uma pessoa para outra. Mesmo experiências de infância podem influenciar subconscientemente a nossa sensação de cor. As cores também têm um significado simbólico e cultural intenso.

Então, primeiro temos que saber que temos três cores primárias: amarelo, vermelho e azul. Quando combinamos essas cores primárias juntas, obtemos as cores secundárias: amarelo e azul é verde, amarelo e vermelho é laranja, azul e vermelho é roxo. Misturando cores primárias com secundárias, obtemos tons de cores diferentes que são chamados de cores terciárias. As cores complementares são opostas entre si. Cada par de cores se complementam e produzem uma cor neutra.

Uma vez que conhecemos esses fatos básicos sobre espaço e cor, também podemos usá-los inversamente. Por exemplo, se queremos criar um ambiente arejado e espaçoso em uma sala, podemos pintar completamente o branco. Pintar o teto, as paredes e o chão branco acentuam os móveis e suavizam os contornos do espaço. A impressão de espaço pode ser acentuada com certos tipos de iluminação.

Vermelho, amarelo e laranja – Cores como vermelho, amarelo e laranja são muitas vezes consideradas como cores quentes, despertando  uma variedade de emoções que vão do conforto e do calor à hostilidade e raiva. O vermelho também estimula o apetite, reúne as pessoas e incentiva a conversa.

Azul –  No design de interiores, você pode usar o azul para criar uma atmosfera de trabalho e meditação. A cor azul diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca, garantindo uma boa noite de descanso. Ele ajuda esfriar um ambiente muito quente pela entrada de sol. Se usado na cozinha a cor azul diminui o apetite e você pode perder peso.

Marrom – com ele você pode induzir uma sensação de naturalidade e conforto para sua casa. O marrom é muitas vezes considerado uma cor neutra. Em muitos lugares, o marrom é a cor da terra. Então marrom pode nos dar uma sensação de segurança e estabilidade.

Branco – use os efeitos psicológicos do branco para criar um visual refrescante e limpo em sua casa. As pessoas associam coisas diferentes ao branco. O branco é usado para criar uma aparência arejada, silenciosa e pura. Se em uma sala é usado em paredes, móveis ou piso, o branco pode dar a impressão de que é muito maior do que é e pode despertar sensações de frescor revigorante. Para aproveitar os efeitos psicológicos da cor branca, você não deve usá-lo muito, apenas para enfatizar certas coisas, como janelas e quadros de portas.

Cinza – pintar um cômodo da casa de cinza dá formalidade e uma elegância sutil sem ser muito conservadora. O efeito da cor cinza depende muito do tom que você usará. Por exemplo, se o cinza tiver uma tonalidade amarela pode levar a sensação de depressão, especialmente se você tem móveis e objetos de decoração em vários tons de marrom.

Preto – ele pode criar um aspecto elegante e ousado para sua casa. A maioria das pessoas associa o preto com morte, luto, viuvez e geralmente com ocasiões formais e graves. Em conclusão, não use muito preto, apenas para realce certas coisas como quadros, pequenas mesas, etc.

Rosa – você pode usar cor rosa para criar uma atmosfera fresca na casa. Na maioria dos países, a cor rosa é vista como uma cor feminina e muitas vezes é associada a tudo relacionado às meninas. O rosa é calmante e confortável.

Verde – desperta sensações de tranquilidade e relaxamento em sua casa. Os efeitos psicológicos da cor verde são semelhantes aos do azul. O verde é muito reconfortante para os olhos e a natureza nos dá muitas nuances.

Roxo – esta cor cria uma ambiente luxuoso. Se tiver a base azulada, pode despertar sensações como serenidade e calmante e dá um ar de mistério. As bases avermelhadas atraem mais a atenção. A cor roxa tem uma longa reputação de realeza e poder.