Dica de Como Fazer Leite sem Lactose em Casa

Receita super fácil e deliciosa de leite de soja, leite de arroz e leite de aveia

Se você é intolerante à lactose, segue uma dieta vegana ou simplesmente quer uma alternativa ao leite lácteo rico em gordura, uma variedade crescente de produtos lácteos alternativos estão disponíveis para você. Leite de soja, arroz e aveia estão entre as opções – e você pode facilmente fazer em casa!

O leite sem lactose pode proporcionar a uma pessoa intolerante à lactose o prazer de beber leite sem o desconforto e até a dor que vem do consumo de produtos lácteos. A intolerância à lactose é uma condição em que o corpo não pode digerir a lactose porque não produz lactase suficiente, que é necessária para quebrar uma uma enzima.

Comprar substitutos do leite é mais caro se comparado com o leite lácteo. Mas não há necessidade de se preocupar. Você pode fazer o seu próprio leite sem lactose em casa, e ainda obter os nutrientes importantes para o corpo.

Abaixo estão três receitas saborosas para fazer leite sem lactose de maneira fácil e simples.

Leite de Soja

O leite de soja é naturalmente rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, o leite de soja fornece nutrientes e energia suficientes para manter seu corpo saudável.

O leite de soja também é uma boa alternativa para as pessoas que desejam perder peso, pois é baixo em teor de gordura e açúcar. Além disso, fornece mais fibra do que leite e mantém seu estômago cheio por mais tempo.

Ingredientes

– 1 xícara de soja
– 4 xícaras de água (mais água para deixar a soja de molho)
– 2 colheres de chá de extrato de baunilha (opcional)

Passo 1. Deixe a soja de molho na água durante a noite(por pelo menos 12 horas). Adicione bastante água para submergir completamente a soja.
Passo 2. Na manhã seguinte, escorra a água e enxague bem a soja com água corrente. Além disso, remova a pele externa da soja.
Passo 3. Coloque a soja no liquidificador, adicione 3 xícaras de água e misture bem até ficar com uma consistência suave.
Passo 4. Coe a mistura através de um tecido fino.Transfira-o para uma panela.
Passo 5. Adicione 1 copo de água a mistura e coloque para ferver em fogo alto. Reduza a chama em fogo médio e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Passo 6. Deixe o leite esfriar e despeje no liquidificador. Opcionalmente adicione 2 colheres de chá de extrato de baunilha. Bata bem.

Passo 7.Você pode armazenar o leite em um recipiente fechado na geladeira por 4 a 5 dias.

Leite de Arroz

O leite de arroz é um excelente substituto para os amantes do leite. Baixo teor de gordura e contém mais carboidratos do que o leite lácteo. Os carboidratos são necessários para o seu corpo produzir glicose, que é a principal fonte de energia do seu corpo. Não contém é lactose ou colesterol, tornando-se uma alternativa saudável para o coração.

Ingredientes

– ½ xícara de arroz integral
– 5 a 6 xícaras de água

– 2 colheres de chá de mel ou outro adoçante
– 2 colheres de chá de extrato de baunilha (opcional)

Passo 1. Coloque ½ xícara de arroz integral em uma frigideira. Secar e assar o arroz no fogo médio, até começar a cheirar a noz. Mexa ocasionalmente para evitar queimar o arroz.
Passo 2. Coloque o arroz integral torrado de molho em uma tigela. Cubra o arroz completamente com água. Deixe durante toda noite.

Passo 3. Na manhã seguinte, escorra a água e enxague o arroz com água corrente.

Passo 4. Transfira o arroz para um liquidificador, adicione5 a 6 xícaras de água e misture bem.
Passo 5. Passar a mistura através de um tecido fino para coar e remover os pedaços de arroz.

Passo 6. Adicionar 2 colheres de chá de mel (ou qualquer outro adoçante) e extrato de baunilha ao leite. O extrato de baunilha é opcional.
Passo 7. Mexa bem e beba. Armazene o restante do leite na geladeira por até 5 dias.

Leite de aveia

O leite de aveia é rico em nutrientes como proteína, fibra, sódio e carboidratos. É muito fácil de fazer e leva apenas uma hora para se preparar. Então, pegue aquela aveia do armário da cozinha e prepare agora mesmo seu leite saudável e saboroso.

Passo 1. Coloque 1 xícara de aveia em uma tigela. Adicione água suficiente para cobrir a aveia. Deixe a aveia embeber na água por cerca de 45 minutos.
Passo 2. Escorra a água da aveia e lave a aveia completamente.

Passo 3. Coloque a aveia no liquidificador. Dependendo de quão grosso você gosta do seu leite, adicione 3 a 4 xícaras de água à aveia e misture bem a mistura.
Passo 4. Cuidadosamente passe a mistura por um tecido fino para coar. Seu leite de aveia está pronto para beber. Você pode armazenar o leite na geladeira por até 5 dias.

Dicas

– Se você não tem um tecido fino para usar como coador, você pode usar um filtro de café.
– Estes substitutos do leite têm uma vida útil até 5 dias quando armazenados na geladeira.
– Adicionar extrato de baunilha a um substituto de leite é apenas para dar sabor e é opcional. Escolha seus próprios sabores para produzir leite sem lactose.