Como Usar Smartphone para Diagnosticar um Wi-Fi Ruim

Dicas de como testar a conexão wi-fi em qualquer lugar que você esteja

Hoje em dia, não há nada mais frustrante do que uma internet lenta. E isso pode ser em qualquer lugar que possui conexão Wi-Fi, seja seu escritório em casa ou uma cafeteria.

É fundamental que a internet seja rápida, afinal nos dias de hoje, as pessoas trabalham a partir dos mais variados locais. E, se você tem clientes à espera de assinar um contrato eletronicamente, por exemplo, algum minuto (ou horas) desperdiçados pode convencê-los a mudar de ideia.

Um Wi-Fi ruim pode arruinar seus planos de falar com um velho amigo através de uma chamada de vídeo. Pode tornar impossível pagar suas contas, responder emails, comprar presentes ou fazer suas compras online.

Felizmente, você não precisa ficar preso com uma conexão Wi-Fi lenta e ruim. Tudo o que você precisa fazer é descobrir onde o Wi-Fi é mais forte em sua casa ou onde você estiver se conectando.

E você pode diagnosticar o problema usando seu smartphone. Se você usa um iPhone ou um Android, temos truques para acelerar sua vida digital.

Aplicativos para analisar Wi-Fi

Existem aplicativos de smartphones para iPhone e Android que podem testar a velocidade do seu Wi-Fi e analisar o que está afetando sua conexão. Vários desses aplicativos são gratuitos e outros cobram uma taxa.

Aplicativos para iPhone e Android

WiFi Analyzer – aplicativo para Android. Ele é simples de usar e oferece uma abundância de opções e recursos.  O aplicativo exibe redes wireless em um gráfico, mostrando em qual canal cada rede é executada.

OpenSignal – aplicativo é gratuito e oferece uma infinidade de recursos destinados tanto para WiFi quanto para monitoramento celular. O aplicativo pode exibir as direções para a torre de celular mais próxima, executar testes de velocidade e latência, exibição de cobertura e qualidade de conexão em um mapa, fornece informações detalhadas de rede wireless e muito mais.

WiFi Monitor – aplicativo para Android que oferece várias opções de analise (conexão Wi-Fi, comparação de redes Wi-Fi, tráfego do canal de WiFi, gráfico de velocidade.

Instabridge – aplicativo gratuito compatível com Android e iOS. Ele encontra redes sem fio próximas a você e diz a localização, o nome SSID, bem como a velocidade da rede.

Outros aplicativos Android

Existem vários outros aplicativos de smartphones para testar a velocidade do Wi-Fi e descobrir o que está diminuindo a velocidade. Esses aplicativos geralmente o ajudam a encontrar canais Wi-Fi e ajudam você a ver quais são os menos lotados.

Aqui estão alguns aplicativos Android que você pode testar: Network Signal, o ScanFi, Inspector Wi-Fi e Mandic MagiC.

Como consertar Wi-Fi ruim

Talvez seja necessário verificar o seu hardware se os aplicativos  acima não acelerarem o seu Wi-Fi. A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com seu provedor de serviços de Internet.

Peça-lhes que examinem os detalhes do seu plano de internet. Você está pagando por sua velocidade máxima, e isso deve ser oferecido por eles.

E o roteador Wi-Fi que eles instalaram? Este é o melhor que eles podem oferecer?

Se você comprou seu próprio roteador, ligue para o departamento de atendimento ao cliente do fabricante para obter ajuda. Pergunte sobre um roteador mais rápido e moderno.

Depois de tudo esclarecido você pode querer acelerar o Wi-Fi da sua casa comprando vários roteadores e colocando-os em diferentes cômodos da casa.