Como Manter a Umidade Correta Dentro de Casa ?

Para manter sua casa confortável mantenha o nível de umidade em 45%

A umidade correta dentro de casa é o equilíbrio da quantidade de água vaporizada no ar. Os níveis de umidade são naturalmente mais elevados em climas mais quentes e menores em climas mais quentes. O tipo de casa em que você mora também pode afetar o nível de umidade. Casas mais velhas e menos eficientes são propensas a ter níveis mais baixos de umidade interior, enquanto casas mais modernas com maior eficiência energética tendem a ter níveis mais altos de umidade.

Ambos níveis altos e baixos de umidade na casa podem causar problemas. Os níveis de umidade altos podem fazer descascar a tinta da parede e criar mofo e bolor. Já quando os níveis de umidade estão baixos pode causar rachaduras em pisos de madeira.

Geralmente, as pessoas estão mais confortáveis ​​quando a umidade da casa esta entre 20 e 60 por cento. Recomenda-se, no entanto, que você mantenha o nível de umidade da sua casa entre 30 e 40%. Este é o nível de umidade ideal porque equilibra sua necessidade de conforto com as condições que são menos propensas a causar danos estruturais à sua casa.

Existem várias estratégias diferentes que você pode usar para determinar a umidade da casa, sem a necessidade de gastar comprando equipamentos caros. Coloque três cubos de gelo em um copo, adicione água, mexa e aguarde três minutos; Se a umidade não se formar no exterior do vidro, é necessário um umidificador. Por outro lado, se você notar que suas janelas ficam embaçadas com frequência ou o teto do quarto está úmido, você pode ter excesso de umidade dentro de casa.

Atividades diárias, como tomar banho, lavar roupa e cozinhar, adicionam água ao ar em sua casa. Se o nível de umidade em sua casa for muito alto, você deve começar a cozinhar com as panelas fechadas e deixar a janela aberta por algus minutos depois de terminar de cozinhar para que o ar mais frio entre dentro de casa. Tomar banhos mais curtos com água gelada também pode ser útil para controlar a umidade. Se essas mudanças básicas não ajudarem a corrigir o problema, recomenda-se o uso de um desumidificador.

Se os níveis de umidade da sua casa são muito baixos, sua pele e cabelo podem ficar secos e causar coceira na pele. As mucosas na sua boca e garganta também podem secar, o que aumenta a sua susceptibilidade a resfriados e outras doenças. Comprar um umidificador para sua casa é a melhor maneira de minimizar esse problema. Os umidificadores portáteis funcionam circulando ar através de uma almofada molhada ou lançando uma névoa fina no ambiente.